Audio para um mundo em rede

Audio para um mundo em rede

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Quais as principais diferenças entre as 683 e as CM9

Gostaria de saber quais as principais diferenças, entre as 683 e as CM9, já que comparei as especificações e vi que a 683 é melhor na sensibilidade (90dB contra os 89 da CM9), apesar de ser muito mais acessível.





A sensibilidade especificada em dB’s é apenas um valor de medida do quão sensível ou fácil é a coluna de amplificar e não é nenhuma indicação qualitativa. Significa na prática que a CM9 sendo 1 dB menos sensível necessitará que aumente muito ligeiramente o volume para estar a tocar ao mesmo nível que a 683, mas neste caso porque a diferença é de apenas 1 dB estamos a falar de uma diferença muitíssimo reduzida. Por exemplo a 684 (1000€) também tem 90db de sensibilidade, enquanto a Diamond Signature (15.000€) tem apenas 88dB. Isto como deve imaginar não significa que a 684 seja melhor, mas apenas que para uma dada potência ou volume vai tocar um pouco mais alto pois é ligeiramente mais sensível. Apenas notará a diferença se tiver ambas lado a lado, estamos aqui apenas a falar de quantidade de pressão sonora para um dado ganho no amplificador e não de qualidade sonora final.




Relativamente às diferenças entre as 683 e as CM9, as mesmas assentam nos seguintes aspectos:



Maior reforço interno da caixa (painéis mais grossos, maior travamento entre as paredes internas) – Desta forma as pressões internas geradas pelos graves e médios são mais bem controlados e a caixa contribui menos para o som final da reprodução, menos coloração, mais transparência, maior refinamento e naturalidade.



Componentes de crossover de melhor qualidade – Quando se chega a esta fase de qualidade das unidades controladas pelo próprio fabricante, o crossover (filtro divisor de frequências) é simplificado (não necessita de ser complexo para corrigir as ressonâncias das mesmas) e os seus componentes podem ser escolhidos por audição para uma melhor qualidade final.



Magnetos das unidades de graves de maiores dimensões e cones de graves em Papel/Kevlar nas CM9- Para melhor integração com a unidade FST, maior controlo de graves e dinâmica.



Acabamento – CM9 Folheado em madeira verdadeira.