Audio para um mundo em rede

Audio para um mundo em rede

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Porquê frequências de resposta tão elevadas no extremo agudo?

Porque é que as colunas vão para além dos 22kHz nas altas frequências, dado que o ouvido humano não ouve nada a partir desse ponto? 50kHz, pode ser bom para gatos e alguns cães mas não para o ser humano.






Esta questão não tem tanto a ver com a extensão para lá dos 20kHz, mas com o que se houve até essa frequência. Ou seja todos os tweeters quando estão a tentar chegar aos 20kHz estão na realidade a vibrar a 20.000 por segundo (por isso é que a olho nu, parece que não se mexem). Como a linearidade de qualquer formato áudio deve ir pelo menos até aos 20kHz (mas na realidade até mais acima), estas unidades têm que fazer este trabalho de forma limpa, pelo menos até estas regiões ou um pouco mais acima.


O problema é que os tweeters de cúpula macia (não metálicos) começam a sofrer de deformação com o movimento a tais velocidades e têm as suas dificuldades em chegar aos extremos sem perdas. Os tweeters mais rígidos como os de alumínio são mais lineares pois funcionam mais como um pistão, mas o metal chega a uma altura que também não consegue ir mais acima e quando isso acontece, o metal (depende da liga utilizada) entra em ressonância. Essa ressonância tem harmónicas que estão mais abaixo em frequência e que são detectadas pelo nosso ouvido por que entram dentro da banda audível.


Então fabricantes como a B&W tentam puxar a frequência de ressonância do tweeter cada vez mais para longe da banda audível, para que essas harmónicas também estejam cada vez mais afastados da banda passante. É por esse motivo que as colunas de topo da B&W têm tweeters vaporizados em diamante, pois este é o material mais rígido que o homem conhece. Consegue ser fabricado em condições muito especiais e suporta frequências até 70kHz, sem produzir as tais harmónicas que nos cheguem à banda áudio. Logicamente que isto é apenas uma parte simplificada da história, pois um tweeter não é apenas composto pela cúpula que está à mostra.



Mais uma vez é a qualidade do que ouvimos e não a quantidade ou a maior extensão que é importante, ser 22, 32 ou 42kHz pouco importa em termos qualitativos (caso contrário os ‘super tweeters’ resolviam tudo), o que é importante é com que limpeza e correcção é que se chegam a esses valores.

É um pouco como num carro, o limite nas auto estradas é 120, mas vamos muito mais descansados numa viagem Lisboa/Porto num carro de 2200 do que num de 1200 de cilindrada (e no entanto ambos nos levam lá).