Audio para um mundo em rede

Audio para um mundo em rede

sábado, 16 de janeiro de 2010

Uma chamada de atenção sobre a cobertura de garantia nas colunas

Contrariamente ao que poderá ser do senso comum, a garantia das colunas não cobre a maior parte das falhas das unidades, uma vez que em mais de 90% dos casos estas falhas se ficam a dever a má utilização por parte dos seus proprietários.



As garantias servem sim para cobrir defeitos de fabrico, nomeadamente alterações na composição de materiais, utilizados nas unidades ou nas colunas em si mesmas.

As unidades, ou vêm defeituosas de fábrica e os problemas surgem assim que se inicia o seu funcionamento, (situação praticamente impossível no caso da B&W uma vez que todas as unidades são individualmente testadas através de um gráfico computadorizado e voltam a ser testadas quando as colunas estão a sair da linha de montagem), ou são danificadas à posteriori por utilização indevida.


No que respeita a esta ultima questão, existem basicamente duas possibilidades:

Danificar uma unidade por excesso de potência por parte do amplificador, ou o contrário, por falta da mesma.

Esta dever-se-á encontrar no manual do seu Amp., especificada em valor RMS a 8Ohms.





Aspectos importantes a ter em conta.

1. Nenhum amplificador atinge a potência máxima apenas quando o botão de volume chega ao fim do seu curso.
2. As colunas não têm potência própria, apenas a admitem dentro dos limites especificados pelo fabricante.

A falta de potência no amplificador resultará num som que poderá distorcer antes do botão de volume chegar a metade do seu curso, altura em que poderá já ter passado a zona em que ele debita o seu máximo.

A partir desse momento só será adicionada distorção, que vai pelo cabo das colunas sobre a forma de calor, dilatando as bobines das unidades (agudos ou graves), o que as danifica seriamente, ficando a distorcer ou deixando mesmo de tocar. Tudo isto é agravado se houver equalizações, ou controlos de graves e agudos a funcionar.

Podemos assegurar que não existem colunas que gostem deste tipo de tratamento e não é com colunas que suportam mais potência que se resolve o problema, pode quanto muito com colunas de maiores dimensões ganhar mais sensibilidade (ou seja tocam mais alto com o mesmo amplificador), mas se aumentar o volume e controlos de tonalidade em demasia vai acabar por danifica-las na mesma.

Se pelo contrário o amplificador tiver potência a mais, o excesso de volume acaba por queima-las por motivos semelhantes aos da falta de potência, ou seja sobreaquecimento.

Um conselho: Se pretende manter a fiabilidade das suas colunas, utilize os botões de tonalidade e volume com moderação