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sábado, 16 de janeiro de 2010

Devo fazer bi-cablagem com as minhas colunas B&W?

A maioria das colunas da Bowers & Wilkins vêm fornecidas com dois pares de terminais; isto permite-lhe fazer bi-cablagem ou bi-amplificação. O objectivo destas técnicas não é apenas conseguir que o cliente gaste mais dinheiro em cabos e eletrónica, mas sim melhorar a resolução das colunas.

Uma coluna de várias vias contém um crossover que não apenas divide o sinal de entrada em diversas gamas de frequências, apropriadas para cada unidade, mas também equaliza a resposta do altifalante, de molde a que esta se torne linear.

Existem basicamente dois tipos de crossovers – em série e em paralelo.



Os crossovers em série possuem cada secção do filtro ligada em série entre o terminal de entrada positivo e negativo. É impossível tratar cada secção do crossover individualmente – cada uma interage com a seguinte – como tal este tipo de crossover não é adequado para bi-cablagem ou bi-amplificação. No entanto o mais comum dos crossovers é o paralelo. Aqui, cada unidade tem o seu próprio filtro ligado entre si e os terminais. Se apenas existir um par de terminais, a entrada para todos os filtros é ligada em paralelo. Se no entanto, existir mais do que um par de terminais, poderá separar as entradas para cada um dos filtros.

Porquê que isto é benéfico?

No caso da bi-cablagem, a resposta reside no cabo de ligação entre as colunas e o amplificador e no facto de o amplificador ser uma fonte de voltagem, mas a coluna ser um dispositivo que trabalha com corrente.

Em primeiro lugar, todos os cabos de coluna representam um compromisso. Alguns tipos de construção funcionam melhor com baixas frequências e outros a altas. Providenciar entradas separadas para as colunas vai permitir a utilização de diversos tipos de cabos, cada um optimizado para uma gama de frequências específicas (embora apenas se devam usar cabos do mesmo tipo e fabricante).




Em segundo lugar, considere que o cabo tem uma impedancia que causa uma quebra de voltagem ao longo do seu comprimento. Agora considere a corrente a fluir ao longo do mesmo. Agora assuma que por hipótese o amplificador fornece uma onda de voltagem perfeita ao cabo e que este não adiciona qualquer tipo de distorção. No entanto cada unidade possui uma impedancia que não é linear (por exemplo, o valor de inductancia da bobine altera-se consoante o seu posicionamento no buraco do magneto) o que provoca uma transferencia de corrente não linear. Esta corrente não linear combinada com a impedancia do cabo, faz com que a quebra de voltagem ao longo deste não seja sempre a mesma e como tal também a voltagem nos terminais das colunas não será linear (mesmo sendo linear à saída do amplificador).

Se apenas nos tivéssemos que preocupar com uma unidade, as coisas não seriam muito más. Mas essa voltagem não linear pode colocar harmónicos dentro da gama de frequências de uma das outras unidades e essa unidade irá reproduzir esses harmónicos, embora a um nível baixo. Se no entanto, separar a entrada para os filtros, a distorção de cada unidade será mantida de forma separada e a distorção total do sistema será mais baixa. Estamos a falar de pequenas diferenças, mas a resolução de algumas unidades de altifalantes modernos já é tão boa, que pequenas alterações como estas já são detectadas por um ouvido experiente.

Nas colunas B&W poderá notar uma melhoria significativa, na definição do grave, recorte da gama média e suavidade das altas frequências e por isso a bi-cablagem é altamente recomendada.